Verrugas

O que são?

A infecção ocorre nas camadas mais superficias da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme.

A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados.

Pequenas feridas  são necessárias para inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas.

É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus.

Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas.

A verrugas vulgares são os tipos mais comuns.

Encontram-se com frequência em áreas sujeitas a maior trauma, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas (verrugas periungueaiai).

As verrugas planas apresentam-se como pequenas lesões com  superfície plana e lisa em face e dorso das mãos de adolescentes.

As verrugas plantares  localizadas nas plantas dos pés são muitas vezes confundidas com os calos.

O peso que o corpo exerce sobre elas faz com que cresçam para dentro, o que provoca dor ao andar.

São popularmente conhecidas como olho de peixe.

As verrugas podem  involuir espontaneamente, dentro de meses, ou persistir por anos.

Nas crianças geralmente curam-se sem necessidade de medicação, entretanto, por causa do risco de disseminação do vírus para outras pessoas e o surgimento de novas lesões no próprio indivíduo pela autocontaminação, seu tratamento é recomendado.

Já nos adultos, as verrugas não costumam desaparecer sem tratamento.

Existem diferentes modalidades terapêuticas que levam a destruição ou remoção das lesões.

Crioterapia, eletrocoagulação são procedimentos muito comuns realizados em consultório para tratamento, e podem ser associados a tratamentos tópicos a base de ácidos  aplicados pelo próprio paciente em casa.