O que é?

Elas podem ser pequenas, isoladas ou se juntar e formar grandes placas vermelhas, com desenhos e formas variadas, sempre acompanhado de coceira.

Podem aparecer em qualquer área do corpo.

Normalmente as lesões mudam de lugar e algumas vão sumindo e outras aparecendo.

Cada lesão que aparece dura menos de 24 horas e some completamente, sem deixar marcas.

Pode ocorrer várias vezes ao dia ou aparecer sempre no mesmo horário, por exemplo, ao acordar, durante a tarde ou à noite.

A coceira costuma ser muito intensa e atrapalha a vida, o trabalho e o sono.

Pode ocorrer inchaço (edema) nos lábios, pálpebras, língua, garganta, genitais, mãos e pés.

Esse inchaço é chamado de angioedema, que, assim como a urticária, regride e some sem deixar marcas.

O angioedema pode ser acompanhado, ou não, de falta de ar, dor abdominal ou dor para engolir.

Essa forma mais grave pode levar ao risco de morte.

A urticária que melhora até 6 semanas é chamada de urticária aguda.

Quando dura mais que 6 semanas é chamada de urticária crônica.

Pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais comum em adolescentes e adultos jovens.

Algumas causas comuns que desencadeiam a urticária são: medicamentos (antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, vitaminas etc.), alimentos (corantes, conservantes e aditivos), infecções (bactérias, vírus e parasitas), estímulos físicos (calor, sol, frio, fricção e vibração), picadas de insetos, doenças endócrinas (tireoidites) ou reumatológicas (lúpus eritematoso), doenças malignas (linfomas e tumores) e, em muitas vezes, a causa não é determinada.

O sintoma mais comum é a coceira (também chamado de prurido), mas as lesões podem tem a sensação de ardor ou queimação.

O diagnóstico da urticária e do angioedema são feitos principalmente pela história detalhada da doença e pelos sinais e sintomas que o paciente apresenta.

Alguns exames laboratoriais, como de sangue, fezes e urina, são solicitados para tentar identificar a causa da urticária ou encontrar doenças associadas, mas muitas vezes a causa específica não é encontrada.

A biópsia da pele pode ser realizada em casos de difícil controle ou para diferenciar de outras doenças da pele.

Urticária

O principal tratamento da urticária é descobrir e afastar a causa quando possível.

Evitar calor, bebidas alcoólicas e estresse que são fatores que pioram a irritação.

A dieta alimentar sem corantes, conservantes, embutidos (frios, salsicha etc.), enlatados, peixe e frutos do mar, chocolate, ovo, refrigerantes e sucos artificiais, costuma ajudar a melhorar mais rápido, evitando o reaparecimento das lesões durante o tratamento.

Medicações do tipo antialérgicos são indicados como primeira opção para o tratamento da urticária. Outras medicações como corticoesteroides e imunossupressores também podem ser utilizados, de acordo com a avaliação médica.

Casos graves de angioedema ou anafilaxia devem ser levados ao serviço de emergência.

O tratamento deve sempre ser indicado pelo médico dermatologista após estudo detalhado de cada caso. A automedicação pode prejudicar muito o tratamento e o controle da urticária.

Orientações finais:

Mesmo sem se descobrir a causa, a urticária é controlada em mais da metade dos casos entre seis meses até um ano.

Em 5 anos, cerca de 90% dos pacientes estão sem a doença.

A melhor forma de evitar a urticária é afastar-se das causas conhecidas de alergia.

(41) 3029-0188 98813-3495

11º andar • Sala 1102