Estrias

As estrias ocorrem mais nas mulheres, podendo ser discretas ou exuberantes.

 

O aspecto é de lesões lineares rosadas ou da cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas na fase inicial e brancas quando tardias, com espessura e/ou largura variáveis e mais frequentes nas nádegas, coxas, abdome e costas.

 

Geralmente aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele (crescimento rápido, engordar rapidamente, gestação com aumento exagerado de peso etc.), que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.

 

Podem ocorrer em situações, tais como: crescimento, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de  próteses (de mamas por exemplo), gravidez, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis.

 

O tratamento das estrias representa um desafio.

O ideal é que seja realizado logo que as estrias aparecem, na fase em que são  recentes, rosadas, antes que se tornem tardias, brancas.

 

Os tratamentos conhecidos podem ser feitos de forma isolada ou em associações: ácido retinoico em creme e em concentração elevada (pode causar irritação da pele e, por isso, precisa de acompanhamento por dermatologista); creme com ácido glicólico; creme com vitamina C; microdermoabrasão, indução percutânea de colágeno; radiofrequência; vários tipos de luzes e laser – laser de corante pulsado (dye laser), excimer laser, luz intensa pulsada, laser Nd:YAG, laser de érbio e laser de CO2fracionado.

 

 

 

Os resultados dos tratamentos são variáveis, pode haver melhora e até regressão das estrias, como nenhum efeito. 

 

A maioria dos estudiosos considera que nenhum tratamento isolado é melhor e que o futuro certamente dependerá dos avanços nas tecnologias a laser.

 

Sempre é importante o uso de hidratantes que melhoram a qualidade da pele.

 

Cremes para prevenção das estrias na gravidez, por exemplo, não tem efeito garantido.

Fonte: site SBD

Assista aos vídeos e saiba mais.

41 3029-0188  

(41) 3029-0188 98813-3495

Praça São Paulo da Cruz, 50

11º andar • Sala 1102 

Juvevê • Curitiba • PR

Estacionamento:

entrada pela Rua Bom Jesus, 212

Próximo a Igreja do Cabral e Mercadorama