Dermatite Seborreica

O QUE É?

É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas.

A inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade.

A presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também pode provocar dermatite seborreica.

Tanto em adultos como em crianças a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene.

Não é uma alergia, e não é perigosa.

De forma geral, os sintomas da dermatite seborreica são:

• oleosidade na pele e no couro cabeludo;

• escamas brancas que descamam – caspa; escamas amareladas       que são oleosas e ardem;

• coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele;

• leve vermelhidão na área;

• possível perda de cabelo.

O diagnóstico é feito clinicamente por um dermatologista, que irá se basear na localização das lesões e no relato do paciente.

O tratamento precoce das crises é importante, e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; evitar uso de chapéus ou bonés, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes/pomadas também com anti fúngicos e eventualmente com corticosteróide, dentre outros especificados pelo/pela dermatologista.

Cuidados especiais com a higiene e uso de shampoo adequado ao tipo de pele tornam o tratamento mais fácil.

Alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, como evitar a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas; não tomar banhos muito quentes; enxugar-se bem antes de vestir-se; usar roupas que não retenham o suor.

Tecidos sintéticos costumam ser contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica; controlar o estresse físico e mental e a ansiedade; retirar completamente o shampoo e o condicionador dos cabelos quando lavar a cabeça.