Cuidados com a Pele, Cabelos e Unhas no verão

O verão é tempo de alegria, férias e festas. Com o clima quente geralmente as pessoas estão mais dispostas para os compromissos em ambientes externos. Comuns são passeios ao ar livre, como as caminhadas nas ruas, nos parques, praia e campo, além da maior frequência para a prática dos esportes.

 

A saudável rotina do clima quente, entretanto, expõe nosso corpo à ação dos agentes da natureza, especialmente pelos raios solares, sendo a pele, o cabelo e as unhas, as maiores vítimas de tais ações. 

 

Assim, é preciso tomar alguns cuidados para protegê-los e mantê-los saudáveis.  São cuidados simples, mas de grande importância, sendo a hidratação e a foto proteção (proteção solar) os mais importantes.

 

CABELOS

No verão os cabelos ficam mais sujeitos à exposição solar e ao vento, sendo os efeitos mais visíveis nos cabelos compridos, que ficam com as pontas ressecadas. Assim, o aumento dos cuidados com a hidratação dos cabelos, é essencial. Por outro lado, há um benefício para as pessoas que tem a raiz dos cabelos oleosa, estando tal oleosidade associada ou não, à descamação do couro cabeludo.  O motivo para tal benefício está na menor temperatura da água que se usa para lavar os cabelos, pois isso faz com que haja menos estímulo à secreção sebácea.

 

UNHAS

As unhas também sofrem com a desidratação, porém de forma mais grave, pois desidratam em velocidade muito maior que a pele. Alie-se o fato de que as pessoas permanecem maior tempo nas piscinas, praias e saunas, o que potencializa a velocidade da desidratação.

 

PELE

A pele do corpo também desidrata bastante, principalmente nos indivíduos com maior predisposição, quais sejam, os portadores de doenças de tireoide (hipotireoidismo), e as pessoas atópicas (indivíduos portadores de alergias e/ou herança genética de alergia cutânea ou respiratória).

 

CRIANÇAS

Dentre os atópicos, as crianças são as que mais frequentemente tem sinais e sintomas. A manifestação normalmente ocorre pelo aparecimento de manchas brancas em face e braços, e que são muito confundidas com micose.

 

CUIDADOS PARA TODOS

 

BANHOS

Nesses casos, a orientação é bastante simples: evitar banhos quentes e demorados, e abusar do uso dos hidratantes várias vezes ao dia.

 

LÍQUIDOS

A ingestão de líquidos deve ser um hábito durante todo o ano, porém com maior vigilância no verão, pois os líquidos chegam à superfície cutânea pela vascularização até a derme.

 

HIDRATANTES

A utilização de hidratantes tem dupla função: a de hidratar propriamente dita, e a de evitar a perda de líquido pela derme, funcionando como uma espécie de isolante.

Tem-se então, que a hidratação é importante tanto pela via da ingesta líquida, quanto pela via externa por meio dos hidratantes.

 

PÉS, MÃOS E COTOVELOS

Os pés, mãos e cotovelos são bastante afetados pela desidratação, e o efeito mais comumente notado é o engrossamento da pele nesses locais. 

 

PÉS

Pessoas que usam calçados abertos tendem a ter calcanhares grossos. Esse problema pode ser resolvido pela utilização de cremes prescritos, que são mais potentes dos que são vendidas no mercado. 

 

ROSTO

É a face o local que mais está exposto, necessitando, portanto, de maiores cuidados. A face está sempre descoberta, sujeita às mudanças do clima, e a exposição solar do dia a dia. 

 

A recomendação básica é a da limpeza com sabonete neutro para peles normais e secas, e a limpeza com sabonete específico para pele oleosa para portadores de pele oleosa, quer esteja ou não, associada à acne. A limpeza deve ser feita pela manhã e à noite, e para as peles oleosas, pode-se lavar também ao longo do dia. 

 

Após a limpeza da face pela manhã, deve se aplicar um hidratante com filtro solar, com FPS 30. 

 

Para pele oleosa, usa-se produtos livres de óleo, podendo ser gel, gel-creme, loção cremosa; para pele seca, usa-se creme; e para pele normal, usa-se creme ou loção cremosa. O hidratante deve ser usado sob o filtro, ou associado em um mesmo creme.

 

Para as pessoas que têm manchas (de gravidez ou semelhante ou manchas marrons sobre as mãos) e que passam por tratamento específico, é importante uma recomendação, qual seja, a de não abandonar por completo, o tratamento no verão. É possível usar vários produtos de manutenção durante o verão, e logo que passe a temporada, retornar ao tratamento mais intensivo.

Por último, uma recomendação especial quanto às câmaras de bronzeamento. 

 

A utilização das mesmas tem sido mais comum nos últimos tempos, porém é importante lembrar que se trata de uma prática prejudicial à saúde da pele, causando manchas, rugas, e principalmente, potencializam, em muito, a chance do desenvolvimento de um câncer de pele.

Agende sua consulta
Envie mensagens, clicando sobre o nº abaixo

41 3029-0188  

Atendemos pacientes de todas as idades e sexos.
Localização
Horário de Atendimento
Praça São Paulo da Cruz, 50
11º andar • Sala 1.102 
Juvevê • Curitiba • PR
Estacionamento:
entrada pela Rua Bom Jesus, 212
Próximo a Igreja do Cabral e Daju
Segunda a Quinta
08h00 às 12h30
13h30 às 18h00
Sexta
08h00 às 12h30
13h30 às 17h00
Siga nossas Redes Sociais
  • Facebook
  • Instagram